28.11.02

- Boa tarde, pode me levar até a Pres. Vargas com Av. Passos?
+ Claro meu amigo, levo onde o senhor quiser. Tem preferência pelo caminho?
- Pela praia, seguindo pela perimetral.
+ Tudo bem, o sr. manda!
(observo um ciclista irresponsável que segue em zigue-zague pelo meio da rua...)
+ Estou meio enjoado. Tomei uma cerveja... uma não três. Ninguém bebe uma cerveja. Não gosto de beber e dirigir.
- Não é bom.
+ Principalmente no meu caso. Sou alcoólatra. Não queria mas um colega insistiu... pensei em ir para casa mas como não estava me sentindo mal, resolvi encarar o volante.
- Mas não seria prudente o sr. ir para casa?
+ Ainda é cedo, se eu for agora, vou acabar bebendo mais e ainda arrumar encrenca com a patroa.
- compreendo...
+ Mas eu quase fui, aí o sr. fez sinal e eu parei. É engraçado. isso me acontece várias vezes. Quando estou louco para beber começo a apanhar passageiros. Ontem à tarde estava quase na porta de casa, moro no Flamengo, um sr. fez sinal e me perguntou se eu o levava em Madureira. Perfeitamente meu amigo! Corrida boa. Quase vinte reais. Ganhei um trocado e ainda evitei a bebida. Eu ia num boteco na Correia Dutra.
- melhor assim. (coitado. Ele quer mesmo parar mas deve ser muito difícil quando vira doença. Silêncio...)
+ Esse negócio de amizade é fogo. O pessoal sabe que eu não posso beber e vive querendo me pagar cerveja.
- Talvez eles tenham o mesmo problema mas o senhor está lutando para parar. Vá dando desculpas. Já procurou um grupo de ajuda? o AAA por exemplo?
+ Não. Acho que não preciso.
- Talvez não, mas não custa ir dar uma olhada não é verdade? Às vezes é o empurrãozinho que falta...
+ É talvez. Vou pensar nisso.
(O papo muda de rumo, falamos de preço do pedágio, estradas... ele quer ir para Cabo Frio no feriado. A corrida termina.)
- Quanto é meu amigo?
+ R$ 9,20
(dou uma nota de R$10,00..)
- Está certo, boa tarde e obrigado.
+ Vai com Deus doutor, saúde.
- Para o senhor também.
(o taxi segue e fico torcendo para que ele arrume outro passageiro rapidamente.)

escrito em Papel de Pão

Nenhum comentário: