22.12.02

Estava eu conversando ao telefone com o Preboste de Palermo, Luigi Hugo Trovattore Salvattore Ordinari Puglia Schiaffino Safadi di Lampedusa, a respeito da necessidade de reduzir as prebendas na sua paróquia quando o assunto escorregou para o lado da tecnologia, e fui inquirido:

- Vem cá, Levedo, que firewall você usa?
- Eu uso o X.

Pude escutar uma risadinha abafada do outro lado da linha.

- O X??? Entre isso e nada, é melhor nada; esse X é que nem porteiro de forró, entra qualquer um.
- É mesmo? Mas então, o que eu devo usar?
- Usa o Y. Baixa lá no site Z.

Abnegado, segui o conselho do Preboste. Instalei o Y e não gostei: se há algo que me deixa profundamente aborrecido é um software me fazendo perguntas, como se eu devesse alguma satisfação a um pedaço ordinário de código C++. Resolvi desinstalar o firewall e reinstalar o antigo.

Parece simples dito assim, né não?

O que eu não sabia é que o Y se gruda de tal forma na máquina que parece caranguejo em pedra. Ele, na verdade, não se desinstala; e, pior, parece que fica magoado com a tentativa de desinstalá-lo e bloqueia, irrevogavelmente, o acesso à Grande Rede.

Fiquei ilhado, impossibilitado de atender meu Rebanho Virtual. Liguei para o Preboste:

- Luigi, seu anfótero! Mandrião! Pandilha! Rufião! Biltre! Pulha! Nefelibata! Sicofanta! Beócio!
- Cáspite, o que houve, Levedo?
- O Y, o Y, aquele pedaço imundo de software parece o Jason de Sexta-Feira 13! O desgraçado não morre!

Irei poupá-los da descrição do meu penoso périplo em busca de uma solução que não fosse a radical: FORMAT C:. Depois de incontáveis bocejos, me rendi às evidências; o firewall não desistiria. Encomendei as almas dos que desenvolveram o Y à boca do Lúcifer Maior; fiz backup de tudo e - Praise the Lord! - depois de ter o HD formatado, meu calhambeque digital está muito melhor, obrigado.

Disso tudo consegui destilar o seguinte adágio: "O problema da Tecnologia de Ponta é que ela pinica".

extremunção do Padre Levedo

Nenhum comentário: