22.2.03

...Rolaram uns conflitos aqui entre a mãe, o Joon e eu. A mãe tem medo de me atacar, então só ataca o(ao?) Joon.

...Bom, pra começar, o prédio aqui de casa é bem antigo. As fiações e tubulações estão caindo aos pedaços.
...Bom, a dona que mora no apartamento de baixo, o 304, veio aqui hoje dizendo que aqui havia um vazamento de água. O Joon tentou explicar pra ela que a tubulação que está vazando ou passa pelo apartamento dela, ou por algum apartamento mais em cima, porque até a nossa parede do quarto de empregada tá com uns mofos, sinais de infiltração.
...Ela nos convidou pra ir ver no apartamento dela, como está a situação, o Joon recusou.
...Minha mãe ficou com raiva ao saber, porque ela "não quer que ninguém entre aqui". Logo vi que essa imposição é um medo estranho, e uma coisa que deve ser trabalhada. Ela não cedeu. Ela acha que a dona do 304 vai dizer que o problema é aqui mesmo. Eu falei pra ela que a dona do 304 não pode afirmar isso, e se afirmar, podemos dizer o mesmo dela. Ela falou que o condomínio pode nos acionar na justiça. Eu falei que a dona do 304 é uma leiga, e não entende de tubulações. Ela não cedeu. Falei que podemos usar o mesmo argumento que ela usar contra a gente, e podemos até ir no apartamento ver como a situação lá é caótica(não vi ainda, mas pelo que ela falou o vazamento lá tá ruim, e lembro que até nos convidou para ver).
...Não entendo o comportamento da minha mãe. Ela falou que ela é quem manda aqui. Eu falei que sou eu. Eu e o Joon demos risada. d:
...O que eu quero dizer é que, todos mandamos aqui, porque todos moramos aqui... Ela tem essa mania de autoridade, e quer de qualquer jeito defender isso.

...Eu ainda nem falei pra ela que vou fazer uma conta no banco com a Sônia, pra eu pegar a minha pensão todo mês para mim... Quando eu apenas falei que estava pensando nisso, e que queria uma mesada, ela já ficou com muita raiva... É engraçado como os pais pensam que sempre estão certos, sobre todas as coisas. Estou tentando mostrar pra ela que ela não está. Infelizmente eu fui o único filho, dos três, com coragem pra isso. O importante é aprendermos a cada dia... E mantermos cada caso racionalmente elaborado, para um entendimento geral... O mundo vai evoluir, e eu estou tentando assim.

(...)

...Depois de mais conversa
...Ela admitiu que não é infalível. Ela disse que admite sempre os erros, de acordo com a parcela que lhe cabe.
...Eu disse que ela sempre acha que está com a razão. Ela disse que sempre faz tudo com a melhor das intenções.
...Eu disse que uma boa intenção não faz uma boa ação. O que ela acha ser bom, pode ser ruim pra outra pessoa, pra mim, por exemplo.
...Acho que ela entendeu. Eu não tenho mais nenhuma barreira com a minha mãe. Posso falar sobre qualquer coisa. Falei que talvez eu pegue a pensão pra mim. Ela disse que um filho que segue sempre o que ela diz só tem a ganhar. Eu tentei dizer que o "ganhar" dela não significa ganhar pra mim.

...Eu tenho uma suposição de que os valores dela são morais. Não monetários. Mas ela nem sabe o que passa na cabeça da mulher do 304. Ela tira muitas conclusões precipitadas. Tudo bem que devemos estar sempre preparados para o pior, mas impedir o diálogo entre vizinhos creio ser um extremo. Ela ficou com raiva do Joon e eu termos deixado a mulher entrar, porque ela viu que a nossa parede tem uma infiltração. Ela já acha que o problema é aqui, mas ela não quer admitir a possibilidade do problema ser aqui... É um orgulho estranho.

maybe Life sucks

Nenhum comentário: