7.3.03

Infidelidade x traição

Afinal, existe diferença entre infelidade e traição? Se você for consultar o Aurélio, não vai encontrar, as duas palavras parecem ser sinônimos. Mas defendemos no Manifesto Pós-feminista que existe diferença, sim. Confesso que para mim também não é fácil explicar, mas vou tentar usar dois exemplos:

História real de uma infidelidade: ela é publicitária. A vida de casada está morna, ainda não sabe bem como ou por que, mas já intui que a relação vai acabar. Um belo dia, rola um clima com o criativo redator da sala ao lado para quem, na verdade, ela nunca tinha dado nenhuma importância. O clima vai crescendo, e os dois acabam indo pra cama. Sexo casual algumas vezes e pronto, acabou-se ali. Ninguém estava apaixonado, encantado, namorando. Era sexo, carne, tesão e não se falou mais nisso. Os dois seguiram trabalhando juntos, e o casamento dela terminou dois anos depois sem que nunca o marido jamais soubesse o que houve.

História real de uma traição: ele é publicitário e, depois de alguns anos de namoro, se casa com a publicitária da agência concorrente. A vida de casado está morna. A única coisa que anima o casal é o filho que acabou de nascer. Nada mais nela o atrai. Mas ele não diz nada, e vai levando a vida achando que um dia tudo vai melhorar. Ela nem desconfia, mas ele vai planejando tudo. Um dia, mas não um dia qualquer, o dia seguinte ao aniversário do filho, ele faz as malas e informa: vou sair de casa. O casamento acabou, e ela levou quase dois anos para entender o que tinha acontecido.

História real de uma infidelidade: eles eram casados há quase 10 anos. Ela se apaixonou por um homem. Os dois tiveram um caso durante quase um ano, mas havia tantos obstáculos que o romance acabou. Insatisfeita, decidiu colocar um ponto final no casamento. Separou-se do marido, que até hoje não sabe do caso dela.

História real de uma traição: ela era casada, e lá pelas tantas se apaixonou pelo amigo do marido. Não sem alguma resistência de parte a parte, acabaram na cama. Foram poucos meses de sexo. Aos poucos, os dois começaram a ficar constrangidos quando acontecia de se encontrarem todos. Num dado momento, ele descobriu. A secretária dela contou...

História real de uma infidelidade: ela viajou a trabalho. Conheceu um italiano lindo, maravilhoso. Entre vinhos, músicas, e muitos climas, foi para cama com ele. Era casada há pouco tempo, voltou para o Brasil, para casa, para o marido, e nunca mais ouviu falar do italiano. Guarda apenas uma boa lembrança de uma noite de romance e bom sexo .

História real de uma traição: eles tinham a mesma profissão, freqüentavam o mesmo grupo de amigos. Ela teve um caso com um cara do grupo. O marido não chegou a saber, mesmo agora que já estão separados, mas todos os amigos comuns souberam e até hoje comentam.

A idéia é que tudo depende não apenas do que você faz (sexo), mas de como você faz (respeitando as pessoas envolvidas), o quanto você expõe o outro e para quem (família, ambiente de trabalho). Tem a ver com ter cuidado, com respeito. Tenho um amigo (também publicitário) que diz:

- Sempre fui leal aos meus amigos, mas nunca fui fiel às minhas mulheres.

E eu respondo:

- Por isso prefiro ser sua amiga.

debaixo da cama de elasporelas

Nenhum comentário: