22.5.03

Velho, pior e sempre igual.

"Novo, melhor e diferente. Estas são as três obsessões que norteiam as pesquisas de cosméticos, perfumes e produtos para cabelo."
Esta frase foi extraída da edição 1784 da Revista Veja. Guardem bem as três palavras mágicas: novo, melhor e diferente. Guardaram? Pois muito bem. Logo depois de ler esta frase fui até o portão de casa e decidi entrevistar as donas que transitavam pela rua.
- Oi, por favor. Você me responderia uma pergunta? É para o Clube da Lulu.
- Clube da Lulu, claro! Adoro os textos da Bianca.
- Ah, obrigada. Ela ficará feliz quando souber. Fofa, você é casada?
- Sou, graças a Deus!
- Maravilha. Então me diga: se você pudesse mudar algumas coisas no maridão o que seria?
- Ai, mudar? Deixa-me ver... hum. Acho que eu melhoraria o rostinho dele. Sabe como é, né? A concorrência tá brava. Na dúvida casei com um feiosinho, meio derrubado.
- Gostaria que ele tivesse uma aparência melhor?
- É, pode ser.
- Pode ser ou é?
- É... Um pouco mais novo seria legal.
- Novo?
- É pouca coisa. Só pra dar um ar diferente.
- Diferente?
- É.
- Ok. Muito obrigada. Pedirei para a Rita entrar em contato para lhe passar algumas dicas do Super MarRom.
A segunda passante era uma quarentona.
- Oi, você me daria um minuto da sua atenção?
- Testemunha de Jeová?
- Não, não. Eu sou gorda e mantenho o cabelão de propósito.
- Ah, bom.
- Então, me diga: se você pudesse mudar alguma coisa na sua casa o que seria?
- Se eu pudesse fazer alguma coisa por ela eu a demoliria.
- Menina, que coisa! Por que?
- Porque ela está mais pra lá do que pra cá! Construiria outra. Uma casa nova, com instalações melhores e uma mobília diferente.
- Certo, obrigada pela participação. Talvez a Daniela, nossa decoradora, possa ajudá-la com umas dicas.
A terceira colaboradora estava com pressa.
- Oi, posso entrevistá-la?
- Seja breve.
- O que você mudaria na sua vida profissional?
- Meu salário. Mereço um salário melhor. Mataria todas aquelas cobras invejosas, mentirosas e oportunistas do terceiro andar e contrataria novos funcionários. Mudaria de cargo. Escolheria um diferente e que me oferecesse novos desafios.
- Obrigada. Sua resposta foi de grande valia. Pedirei para a Paula comunicá-la sobre as novidades no quadro de funcionários do Mc Donalds. Ela pode indicá-la, quem sabe?
A quarta senhora arrastava um carrinho de feira.
- Olá, será que a senhora poderia me responder algumas perguntas?
- Por que?
- Porque sim.
- Tudo bem, então.
- Digamos que a senhora tivesse o poder de mudar algo que lhe chateia muito. O que a senhora mudaria?
- Eu mudaria a infeliz da minha empregada.
- Mudaria de empregada?
- Não, de jeito nenhum. E eu implicaria com quem? Além do mais ela é feia o suficiente pra eu a deixar em casa sem me preocupar com meu marido. Mas eu a transformaria em uma empregada mais nova, disposta, com hábitos diferentes, que fizesse melhor o serviço.
- E, se possível, aumentaria o período de experiência?
- Sem dúvida!
- Muito obrigada. A Ana tem umas "colega" que talvez possam dar aulas de aperfeiçoamento para a pobre. Vou comunicá-la.
A quinta moça, que poderia facilmente ser uma modelo-manequim-da-vida, passeava com o cão.
- Oi, querida. Será que você pode responder minha pesquisa?
- Claro! Sobre o quê?
- Sobre satisfação pessoal. Me diz: se você pudesse mudar algo na sua vida, o que seria?
- Eu compraria um carro novo, arranjaria um namorado diferente do atual e daria uma melhorada no meu corpo e cabelos, se possível com cirurgia plástica e apliques.
Menina, você não tem onde mexer! Olha, antes que você faça bobagem: este é o telefone do nosso ombudsman. Pede pra ele te passar atestado de qualidade, ok?
No fim do dia, cansada, cheguei à conclusão de que mulheres são e serão eternas insatisfeitas. A repetição das palavras "novo, melhor e diferente" só me mostraram o quão entediadas nós somos. Não tem nada a ver com exigência; tem a ver com insatisfação. Uma insatisfação eterna que faz da mulher um bicho essencialmente triste e preocupado com superficialidades.

Alê Félix no Clube da Lulu

Nenhum comentário: