25.12.03

Não gostar de Natal é como não gostar de Coldplay, ou do Tonon: inconcebível. No entanto, muitas pessoas dizem não gostar do Natal. Como assim, não gostam? Tão bom comemorar o aniversário de Jesus, caralho!
– Ei, Marcurélio, mas cê não é ateu?
Peralá: sou agnóstico. Não acho que a existência de Deus possa ser provada ou refutada, então prefiro não acreditar. Mas eu falava de Jesus, e ele é um cara legal com ou sem Deus. Há muita discussão sobre o Jesus histórico, se ele existiu mesmo ou não. Alguns citam textos de Flávio Josefo, Tácito, Suetônio e Plinio, o Jovem, como provas de que Jesus existiu mesmo. Os que refutam a tese dizem que as evidências são parcas, tardias e podem ter sido adulteradas. Eu pergunto: e daí? Não faço grande distinção entre pessoas reais e personagens literários. E Jesus, caso não tenha existido de fato, é um personagem e tanto, talvez o melhor de todos os personagens. O Sermão da Montanha ("Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos"), o Pai-Nosso ("Perdoa-nos nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores"), a oração pelos discípulos ("Vocês são meus amigos. Não há amor maior que este: dar alguém a vida pelos seus amigos"), o episódio da mulher adúltera ("Quem não tem pecado, que atire a primeira pedra") e todas as párabolas são suficientes para admirar tal personagem, seja ele real ou não. E o que dizer do senso de humor que exibia sempre, botando apelido nos discípulos, assustando-os quando andou sobre as águas e depois que ressuscitou, chamando Herodes de "aquela raposa"?
Natal é isso: a celebração do nascimento de Jesus. Você pode ter problemas familiares que se acentuam na ceia natalina, coisas tristes podem ter acontecido em anos anteriores. Você pode lamentar o consumismo feroz desta época do ano, as crianças pobres que não ganham nada, o especial da Xuxa na TV. Ou então você pode alegrar-se ao pensar que, se pôde existir alguém como Jesus entre nós, então ainda há esperanças para a humanidade.
Feliz Natal pra vocês. E feliz aniversário pro cara que me chicoteia.

Jesus, me chicoteia!

Nenhum comentário: