28.2.04

meu parto

tentarei contar, mas é enrolado e estou digitando com uma mao so'
tudo começou sabado dia 7/02 almoçamos num restaurante indiano...all hot food e na madrugada de 7 pra 8/02 começaram as contraçoes.
eu esperava por contraçoes fracas e sem intervalos regulares mas as 2:00 eu percebi que eram a cada 10 minutos! acordei docemente o maridao e fomos tomar um lanche na cozinha... era quase 3 da manha e minha mae acodou também, comi e com calma me vesti pra ir p/ hospital pois é meio longe...
chegando la' me fizeram uma monitoraçao e um exame de toque e apesar das dores me mandaram pra casa pois estavam desaparecendo minhas contraçoes e era pra eu ficar 1 hora na banheira de casa, obedeci e realmente, passou, deu 7 da manha e eu pude dormir... até as 9:30, recomeçaram, irregulares e ficamos em casa, relax, bolsa de agua nas costas, passeando, banheira de novo...
até que chegou a noite la' pelas 20 e acharam melhor eu ir pro hospital, a parteira ao telefone disse "no max. te mandamos pra casa" e entao la' fomos... monitoraçao, toque.... e dilataçao porcaria mas o doutor as 22 resolveu me internar pela distancia do hospital e pela ansiedade.
meu marido voltou pra casa, segundo o doutor eu iria levar muitas horas pra dilatar e assim ele poderia dormir tranquilo em casa.
as 2 da manha uma das parteiras me levou pra mais uma monitoraçao e pediu o cellular do Dani pra chamar ele, enfim as contraçoes nao eram tao mixas assim!
e o Dani chegou, super rapido (depois ele me contou que com a minha city car ele deixou umas bmw pra tras na estrada e que talvez tenha multas, ahahah) enfim ele ficou todo tempo comigo na sala de trabalho de parto, me encorajando, vendo as contraçoes no monitor e até ficou entendido no assunto :)
nao sei dizer a que hora, mas acho que eram 5 da manha, me mandaram pra banheira, ficamos eu e meu marido naquele banheiro, sem ninguem enchendo o saco e eu na banheira. Claro que melhorou um pouco, afinal eu pude ficar relaxando, pude andar o quanto quis e so' depois de 1 hora eu fui pra sala de novo... la' perceberam que eu dilatei muito pouco, que droga, e a parteira rompeu minha bolsa... hmmmmmm nao doi nada mas depois de 1 minuto as contraçoes que seguiram eram insuportaveis rapaziada!eu tava nuns 6cm e de repente tava contraindo a casa 2 minutos, nao tinha nem como relaxar, ou melhor, EU nao conseguia, tem gente que com um minino de preparo conseguiria mas eu nao tive um bom curso infelizmente.
Pois bem, passa esse tempo todo, bolsa rota artificialmente e eu estou pra jogar a toalha, sim, eu admito, eu tava querendo me livrar daquela dor... as parteiras sao otimas, me ajudam, so' que chega a hora que eu arrego e pedi a peridural, eu nem tinha pedido antecipadamente mas nao aguentei e pedi, o anestesista demorou, que droga e quando aplicou ja' era meio tarde demais, pois logo em seguida chegou a hora de empurrar e me expliquem: quem empurra anestesiado?? nao, nada disso eu nao tava anestesiada tanto assim, eu tava andando, me coloquei em pé, empurrei, fiquei de cocoras (a melhor posiçao, pra voces que nao sabem!) e nisso tinha-se se passado 2 horas de dilataçao total e nada da Clara nascer. Embora o periodo tenha sido longo, e eu exausta, ela estava otima.
Mais um pouco de cocoras e me levam pra sala de parto pois la' a cama é melhor pra eu poder empurrar, boa idéia, eu tava podre de cansada, sem comer a 2 dias (nem conseguia mesmo) e sem dormir, fiquei de 20 a 30 minutos empurrando ainda... jogando a toalha a cada contraçao, me sentindo um lixo, sem forças, eis que a ginecologista pratica a epsiotomia e pede mais empurroes, eu dou 150% de mim mas nada... e ela usa a ventosa obstetrica, 2 empurroes (menos de 2 minutos) e nasce a Clara, linda, olhos abertos, chorando em menos de 1 minuto....
e vem pro meu colo!!!!! nessa hora nao tinha mais dores, nada, meu marido cortou o cordao umbelical, e eu fiquei com ela no meu peito o tempo todo, esperando a placenta sair, tomando pontos....
depois ficamos na recuperaçao por 1 hora, Clara, Dani e eu. Nunca nos separaram. O banho foi dado nela 1 hora depois mas o resto do tempo ela ficou comigo, mamou em mim com 30 minutos de vida e isso colaborou pro meu leite chegar em 48 horas e até agora eu tenho MUITO leite.
Eu sei que tenho mil coisas pra contar mas vou dizer as mais interessantes:
eu tomei 2 pontos internos e 2 externos. Eu morria de medo de epsio e ventosa, engraçado né??
Pois bem eu tive sorte: a epsiotomia foi muito pequena e necessária para a ventosa. Conheço gente que foi literalmente detonada com a epsio e tomou mais de 10 pontos, e eu posso me considerar sortuda :)
Outra coisa: a ventosa... parece cruel, horrivel etc, mas foi usada por 1 minuto, somente nos 2 ultimos empurroes visto que eu estava podre de cansada, apesar de saber que tinha que dar a luz, estava exausta mesmo.
Eu nao fiz clister nem fui raspada, passaram a gilete sim mas nao fui raspada toda e o crescimento do pelo nao esta incomodando (e teria sido doido se tivessem me raspado).
Eu tive uma otima impressao de tudo, do trabalho das parteiras (sao santas) da medica que assistiu o nascimento da Clara (e fez a epsio e usou a ventosa) e enfim da equipe toda que suportou e ainda me disseram que eu fui forte, logo no dia seguinte que eu morria de vergonha de encontrar alguma delas no corredor e me lembrar que eu queria jogar a toalha...
... até o médico mais carrancudo me deu os parabéns e ainda salientou que o cordao da Clara era curto e isso fez demorar. Eu nao sou médico e agora pouco me importa, minha filha é saudavel e linda, em menos de 15 dias eu ja estou sem dor alguma e to pronta pra outra :)
isso aqui é um relato complicado de se ler pela minha dialetica ausente, sempre que sento aqui estou amamentando :)

meninas gravidas ou recem paridas: amamentem, se puderem, sempre que o bebe quiser, sem horarios.

::pulce.org:: blog da Criss e da Clara :)

Nenhum comentário: