3.9.04

mundo
JANS BLEEGA, LUMINAR DO PENSAMENTO DE ESQUERDA, MORRE EM ACIDENTE NAS CANÁRIAS

O filósofo dinamarquês Jans Bleega, autor de inúmeras obras sobre a sociedade européia e chamado por Jurgen Habermas de “maior expoente vivo do pensamento de esquerda”, morreu hoje nas Ilhas Canárias depois de pular sem pára-quedas do alto do Pico de Teide, lugar famoso como plataforma para base jumping. De acordo com agências de notícias internacionais, o filósofo teria pulado numa tentativa de provar uma tese desenvolvida no seu livro “Mais c’est belle la Revolution!...”, segundo a qual a gravidade não passaria de uma "impostura burguesa".

“Bleega acreditava que a gravidade era um construto social como qualquer outro, propositalmente imposto pela burguesia como instrumento na guerra de classes”, disse Habermas para a redação do ASS Ilustrado. “Ele foi um dos primeiros a apontar que a lei da gravidade foi desenvolvida por Newton mais ou menos na época em que a Revolução Industrial começava a tomar forma em algumas partes da Inglaterra. Ele achava muita ingenuidade acreditar que isso se tratava de uma coincidência, e todos os seus alunos lembram com carinho de como ele costumava rir e fazer aspas com os dedos ao falar dessa “coincidência”. Para Bleega, não haveria indícios de que a gravidade existia na Grécia Antiga, por exemplo; e ele ficou famoso por afirmar que Sócrates teria feito a sua defesa perante o Tribunal dos Quinhentos enquanto voava nos céus de Atenas, fazendo loopings em colunas dóricas e rasantes sobre as cabeças de seus juizes."

A filósofa brasileira Marilena Chauí, ex-aluna de Bleega na Universidade de Estocolmo, se disse "profundamente abalada" com a notícia. "O pensamento de Bleega dificilmente será superado. Para Bleega o proletariado desde o início dos tempos sempre voou livre e satisfeito; a gravidade teria sido acima de tudo uma criação de historiadores burgueses do vale do Rhur, preocupados com a possibilidade de que os trabalhadores das minas de carvão saíssem voando ao invés de trabalharem. Seu ato triste desta manhã foi uma tentativa de provar o que acontece quando um espírito livre desafia as amarras conceituais da sociedade burguesa”. Os restos do filósofo dinamarquês foram reunidos em cinco caixotes de banana nanica, e sua chegada em Copenhagen estava prevista para o início da noite de hoje.

Alexandre Soares Silva

Nenhum comentário: