21.11.04

Mentira!

Qual é essa obsessão que as pessoas têm com a verdade? Filósofos, desocupados em geral e estudantes do ensino médio, parece que não fazem outra coisa, senão buscar a verdade. Por que, meu Deus, por quê? Por que as pessoas sempre ficam tão bravas com as mentiras - e digo as mentiras pequenas, as inofensivas, que não matam ninguém, não estou falando de política, veja bem - as mentirinhas, e sempre desconfiam das histórias muito mirabolantes "Ah, isso aí é a maior invenção"?

Por quê?

Repito. Não estou falando de política, não estou falando dessas coisas jurídicas. Estou falando de pequenas mentiras. Estórias, estorinhas.

Eu adoro inventar amigos no meio das conversas, só para poder entrar no papo "Ah, eu tenho um amigo que..." Ou falar de pessoas que não existem, para criar uma conversa que eu estou com vontade de conversar. É isso que eu faço, eu crio coisas. Muitas vezes são coisas que não querem aparecer no blog, e não querem aparecer em lugar nenhum, então eu só deixo lá na minha cabeça, para usar quando der vontade.

Sobre o nada e o inevitável, e sobre a vida imaginária de pessoas que não existem.

E se eu dissesse que na verdade elas existem? E se eu dissesse que alguém que você acha que existe na verdade não existe?

Mentiras inofensivas. Mentiras bem contadas, mentiras que poderiam ser verdade, e se não são, que diferença vai fazer? Não quero saber dessas mentiras que as pessoas contam para o bem da sociedade e o escambau. Essas mentiras são chatas demais. Não me venham com histórias de que é necessário mentir para que o mundo seja um lugar melhor. Ah, não.

Legais são as mentiras aleatórias. Só porque a verdade não tem graça nenhuma.

A verdade é isso aí que você está vendo. Vai, olha em volta. Olha quanta verdade. Você já não cansou da verdade?

(…)

Forsit

Nenhum comentário: