26.12.02

...Numa data tão importante pra vocês seres humanos como essa, eu pensei um pouco sobre como eu já sei o que eu estou "perdendo", e já me "arrependi" tudo que eu podia há um ano. Agora Eu deixo a preguiça me levar, e vou visitar o meu papai, com o qual eu evito contato há muitos anos.

...Se não fosse o meu irmão mais velho chamando pra ir eu também nem iria, porque a imagem de pai que eu tinha era uma coisa muito traumática. Depois de ele me dizer como o pai é hoje, senti certa vontade de vê-lo. Não sei se é saudade, acho que é apenas curiosidade.

...

...Rapaz acho que nunca chorei tanto na minha vida.
...Não me lembro mas parece também que nunca falei tanto com o meu pai.

...Eu fui pra casa do meu irmão, lá em São Sebastião. A casa é legal, grande, em relação àquela que ele tinha aqui no plano. E ele mora do lado da cunhada também. Aprendi, ou relembrei, que cunhada é irmã da nossa esposa. Ele mora em cima do Shopping da Beleza. Lá ele mostrou a placa Geforce2 que ele ia instalar no computador dele, o Counter Strike ficou bem mais rápido.

...Anoiteceu. Fomos à casa do pai, num condomínio perto de Sobradinho. Eu vi a minha irmã por parte de pai, Lilian, de cinco anos. Ela é agitada pra caramba. Gostei mais dela porque ela não lembra de mim. Não vive no passado, como o resto.

Meu pai contou umas histórias, a Rosália esposa dele foi a que mais manteve a boca falando pra não deixar o clima esfriar. Chegaram então o tio Dino, com a esposa Fátima, e as filhas Andréia e Liliane. A Andréia tá a cara da mãe. A Liliane tá um palito. Depois chegou o Lineu, com a namorada, a irmã da namorada, e um menino que talvez seja o irmão mais novo da namorada. Primeiro ele veio sozinho, depois foi buscá-los. Evitei contato com eles assim como evito aqui em casa.

...Acho que a Liliane queria namorar, e o pior é que a Rosália e a Fátima forçavam. Falavam que ela tava querendo namorar, pra ela sentar do meu lado. Que coisa chata. Ela não é feia, mas eu não quero que seja assim. A Rosália perguntou pra mim das namoradas, falei que não tinha, passei da idade.

...Então quando o pai quis saber dos meus objetivos, e eu falei que não tinha nenhum, ele ficou com raiva. Começou a xingar a mãe. Eu falei pra ele explicar melhor, não ficar só nisso, analisar. Ele não conseguiu. Se exaltou. Mas depois que eu fui pra trás da casa ficar sozinho, ele tava lá na pia lavando o rosto. Veio falar com calma. Falou que pelo que ele escuta de outras pessoas a culpa de eu "ser assim" é dela. Eu tentei falar que sou eu que faço o que quero, ela cumpriu com a responsabilidade de mãe, eu que forcei a barra. Falei que nunca fiz vestibular porque quis, na única vez que me inscrevi, ela ficou batendo na minha porta o dia inteiro pra eu ir. Mas eu falei que não queria. Entendi que ela só estava cumprindo com a responsabilidade. Ele acha que não ter aspirações não é normal, falou que só se for uma pessoa em um milhão que pensa assim. E eu falei e se eu pensar assim mesmo, qual o problema? Ele falou que não sabia que lavagem cerebral ou medicamento a mãe me dava. Eu falei que não era nada disso, que eu apenas percebi que não era isso que eu queria, que ele me tratava como um soldado (não lembro se foi essa palavra que eu usei), e depois que eles se separaram eu percebi que eu não precisava ser o que eu não queria. E se eu quisesse, podia não fazer nada, nem que fosse apenas para provar que eu posso. Ele ficou quase sem palavras, tentou argumentar um pouco. Mas acabou aceitando os meus desejos. Gostei dessa posição dele.

...Mas mesmo assim, não sei se por saber que ele se importa tanto assim comigo, ou por saber que ele me ama tanto, meus olhos não paravam de se encher de lágrimas. Eu fui ali no tanque lavar o rosto, mas mesmo assim as lágrimas teimavam a ficar nos olhos. Meus olhos ficaram vermelhos, fui me sentar com o meu irmão mais velho e a Sônia. A Rosália pra tentar me proteger falou que meus olhos eram de sono, como se alguém não soubesse a verdade. Eu queria ficar sozinho, não queria que vissem que eu sou tão fraco assim. Não encarei ninguém, fiquei olhando a mesa, as vezes olhando pra alguém que falava. Eu só queria ficar sozinho ...Todos mostraram que se importavam comigo, e eu fiquei sem entender por que.

...O Lineu foi embora com o grupo dele, o Dino foi depois, ficamos um pouco mais. O pai não sabia o que dizer, a Rosália mantendo as palavras saindo da boca dela. Meus olhos ainda queriam se encher de lágrimas. Fui embora com o Lincoln e a Sônia. No carro ela queria que eu fosse pra casa deles. Falei que queria ficar sozinho. Meus olhos teimavam a se encher. Quando eu falei que era pena, ela falou que não era, que era apego à mim, mesmo que fosse tão rápido. Tenho certeza que é só porque eu sou irmão do Lincoln. Talvez ela falasse a vontade dele. O Lincoln não fala quase nada, que nem o pai, que nem o Lineu, que nem eu.

Quando cheguamos aqui falei valeu, obrigado, o Lincoln falou que talvez eu não quisesse ir mais na casa do pai, eu falei é...

Fui subindo as escadas, a vontade de chegar no meu quarto era grande, quando cheguei no quarto andar, pude liberar a barragem, e deixar a correnteza fluir, entrei em casa, ainda bem não havia ninguém por perto. Fui ao meu quarto, liguei a televisão, liguei o computador, aumentei um pouco o volume, e então pude me soltar. Ainda bem, aquilo tava me enchedo o saco há muito tempo. Talvez por saber que meu pai é legal, o que eu não queria. Queria ter nascido bem pobre, sem instrução, sem estudo. Assim eu não teria a responsabilidade de vencer, vencer sempre. Isso me incomoda na natureza humana. Falei pro pai. Ela falou que era assim, tinha que ser. Eu falei que se eu não quisesse não precisava.......

...Quem me dera nunca ter existido.
Maybe Life sucks

Nenhum comentário: