11.4.03

Misto Eleazar era o tipo do cara que bebe groselha com leite pra comemorar a virada de ano. Em outubro de 89 eu entrei numas de corte e costura no SENAC, e ele me perguntou se não tinha jeito de eu arrumar uma roupa transada pra ele. Peguei um saco de pão que ia até o joelho. Usou o mês inteiro. Eu suponho que ele vestia algo por baixo, mas nunca me atrevi a perguntar.

Caminhava quinhentos metros da casa dele até a calçada da minha casa, chegava em mim e dizia:

— E essa tal felicidade?

Eu coçava a orelha, dava um sorriso, ocasionalmente fingia que não tinha ouvido, entrava na garagem e ficava olhando ele de dentro de casa.

— Essa adolescência transgênica. Quem entende o hino nacional? Descarga elétrica esplêndida? E o povo, ó.

Um dia eu fiquei sabendo que ele participaria de um festival de RPG em Jacarepaguá e viajei numa kombi fretada pra prestigiar meu vizinho. Foi a mesma coisa que jogar um perfex com álcool dentro de um balde, atear fogo e pôr dinheiro dentro. O jogo era um grande tabuleiro de ludo. Quatro moleques encapuçados ficavam jogando dados e o Misto e outros doentes mentais eram os peões.

Via-se nos olhos dele o empenho em atuar, em desempenhar o papel do peão vermelho.

Peão Vermelho
Intempestivo e ambicioso, fará de tudo para conseguir seus objetivos.
OBS.: cada peão deve apenas movimentar-se quando os dados pararem de rolar. O número de casas a ser percorrido será resultante da soma dos números dos dois dados.

Cheguei em casa, liguei a TV e pus no canal 2. Um vesguinho era entrevistado no Sem Censura.

— A idéia surgiu quando a gente foi na casa do Fabrício e viu que o tapete tabacow que a mãe dele tinha comprado parecia um tabuleiro de ludo real!

Me descontrolei, puxei meu revólver, abri fogo contra o aparelho. A explosão me deixou hospitalizado por três meses. Meu rosto foi reconstituído, mas por dois anos de fisioterapia eu guardei uma expressão fixa de nojo no semblante, o que foi particularmente ruim para a minha carreira de representante da Polenghi em quiosques de degustação de supermercados.

Clube da Comédia

Nenhum comentário: