5.4.03

Querida Oba Fofia,
um amigo meu está escrevendo um livro e pediu que eu lesse um capítulo, pois ele gostaria muito de ouvir a minha opinião a respeito. O problema é que ele é um desempregado solitário e sem-vida, e este livro é praticamente a única coisa entre ele e o fundo do poço. Como eu faço para dizer que o livro é uma porcaria e que ele tem mais futuro como jardineiro?
Ass: Amigo em apuros


Bom, caro Amigo em apuros, segundo o Grande Livro de Regras de Etiqueta da Oba Fofia, você tem duas opções. A primeira é sentar com o seu amigo (sempre faça essas coisas pessoalmente. E sempre deixe aberta uma rota de fuga rápida para o caso de dar tudo errado) e explicar educadamente a sua opinião, ponto por ponto. Seja sincero, porém eufemístico. Por exemplo, ao invés de dizer "este livro é uma merda", diga "encontrei alguns problemas". Ao invés de "eu dormi no meio da segunda página", diga "esse pedaço ficou meio cansativo". Ao invés de "esse negócio não tem história e os personagens têm a profundidade de um pires", diga "a história é um pouco confusa e os personagens não são bem resolvidos". Ao invés de "não tem uma idéia original nesse livro todo", diga "puxa, você fez muita pesquisa". E ao invés de "se você está pensando em viver disso vai morrer de fome em um mês", diga "estou com fome. Vamos almoçar?" Tudo isso fazendo expressões sérias e compenetradas de quem realmente entende do assunto e só quer ajudar. O truque é fazer as críticas parecerem construtivas, quando na verdade você está destruindo tudo o que sobrou da vida dele. Se ele não cometer suicídio, vai te agradecer no futuro.
A outra opção é mentir descaradamente. Sorria muito e diga "adorei, ficou ótimo, acho que você realmente tem jeito para coisa". Tome cuidado para não se entregar: não desvie o olhar, não coce o nariz e não pisque demais, mas também não fique sem piscar. Se ele acreditar em você e for em frente com a publicação, provavelmente vai te odiar quando ele fracassar miseravelmente. Mas para que se preocupar com isso agora, não é mesmo? Não hesite em escrever quando isso acontecer, mas não diga que não avisei.

Oba Fofia - um alienigena, um camelo e uma colher de pau magica

Nenhum comentário: