11.6.03

Manipulação de Chi Maligno - Algumas Técnicas

Na Renânia uma vez um homem foi assassinado com trocadilhos. Ele revirava os olhos de desgosto cada vez que ouvia um. Uma vez que o irmão disse um trocadilho particularmente ruim, o homem ficou em silêncio como se tivesse sido insultado; depois suspirou e disse baixinho: Ai, Senhor, dai-me...

Diz a história que nesse ponto o irmão fez um trocadilho com “paciência”, que só tem sentido em alemão medieval, e nem em alemão medieval tem muito sentido; e aí o homem olhou incrédulo para o irmão, branco de horror, e cobriu devagar o rosto com as mãos como se sofresse muito, e foi tombando no chão, e morreu no meio das galinhas.

Todos sabemos que há chineses que usam trocadilhos para golpear inimigos à distância – trocadilhos são feitos de chi maligno. Uma técnica muito pior, no entanto, vem do arnis, uma arte marcial filipina, e envolve o uso indiscriminado de aspas. Faça uma experiência: fique de pé na frente da tela, braços relaxados, um leve sorriso no rosto, e leia esta frase tirada de um folheto que me veio pelo correio: Promoção “Imperdível”! Descontos “especiais”!

Não sei você, mas eu senti leves agulhadas nas juntas todas quando li essa frase, e vi luzes vermelhas piscando na retina. Mestres de arnis podem matar bois com o uso aleatório de aspas. Na falta de papel, usa-se os dedos indicador e médio das duas mãos, para fazer o gesto de aspas no ar e mandar o chi maligno para a vítima.

Mestres trocadilhistas e aspistas se enfrentaram uma vez, nos arredores da cidade de Manila. Enquanto eles se atacavam todas as mariposas e libélulas de Manila caíram mortas. Sobreviveu apenas um homem, um leiteiro de Makati. Ele fazia trocadilhos, fazia aspas com os dedos, dizia mensagens positivas e *AlTerNava* *leTRas* *mAiúsCulaS* e *MiNúSculAs.*

(Foi morto anos mais tarde, no entanto, quando outro mestre de arnis deixou um comentário no seu blog dizendo: “Ae cara como vc é mala!!!!” Humm.)

trocadalho do Alexandre Soares Silva

Nenhum comentário: