19.7.03

Requiem para o Gatinho Benny

Ontem à noite, tive um gatinho por alguns instantes. Pequenino, não devia ter mais de quarenta dias. Infelizmente, quando chegou às minhas mãos, já estava totalmente desnutrido e desidratado.

Levei-o à clínica, fiz o possível para chegar a tempo. O quadro era muito grave, choque hipovolêmico. Ele foi colocado no soro e no oxigênio, mas não resistiu.

Pelo menos ele ganhou um nome: Benny. E um dono disposto a amá-lo - só que o dono chegou tarde, muito tarde. Ele lutou bravamente por duas horas, mas já não lhe restavam forças.

Requiem aeternam dona eis, Domine;
et lux perpetua luceat eis.


O que mais me incomoda é a forma como ele morreu: de frio, fome e sede. Ele teria sido um gato lindo, bem peludo, preto e branco. Nos últimos instantes ele mexeu as patinhas, tentou miar, parecia que ele queria se segurar de qualquer maneira. De alguma maneira, tenho certeza de que ele soube que não estava mais sozinho. Pelo menos quero muito acreditar nisso.

Lux aeterna luceat eis, Domine,
cum sanctis tuis in aeternam;
quia pius es.
Requiem aeternam dona eis, Domine,
et lux perpetua luceat eis.


Pelo menos ele teve carinho e calor nas suas últimas horas, e dignidade na hora da morte. Os seus últimos dias devem ter sido de muito sofrimento e agonia, mas também de muita nobreza. Mais um inocente pagou o preço da nossa ignorância e negligência!

Nós somos pó, e ao pó voltaremos. Gatos são Luz, e à Luz sempre voltam.

Enterrei-o hoje cedo, perto do IMPA, ao lado de um rio, no meio da mata. É um lugar privilegiado, de Natureza e Harmonia - longe da maldade e da insensatez.

O Benny parou de sofrer e deve estar agora nas Pradarias Celestes, ao lado do Grande Gato Branco, brincando com muitos outros gatinhos que morreram de frio, de fome, de sede, de maus tratos, de superstições e de abandono por terem tido o azar de nascerem no seio da nossa humanidade desumana.

"Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade."
- Leonardo da Vinci

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."
- Charles Darwin

"A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela maneira como os seus animais são tratados."
- Gandhi

"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais."
- Abraham Lincoln

"Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor."
- Ptah-Go-Ra

"Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma."
- Ptah-Go-Ra

"Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem... Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida."
- São Francisco de Assis

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."
- Albert Schweitzer

"A compaixão pelos animais está íntimamente ligada a bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."
- Arthur Schopenhauer


Benny (06/2003 - 18/07/2003 +), descanse em paz. Você não está mais sozinho. Nunca mais estará.

Requiescat in Pace, Amen.

descansa no portal Claudio Tellez

Nenhum comentário: