29.8.03

VOCÁBULOS QUE NÃO SÃO PALAVRÕES, MAS BEM PODERIAM SER

Pleura - É apenas uma membrana que envolve o pulmão, tudo bem, mas para mim há algo de obsceno na sonoridade da palavra... Talvez pela forma explosiva como o ar sai de nossa boca, no momento de pronunciá-la: PLEUra. É como se a cuspíssemos na cara do interlocutor... Sempre a associo a expressões como "vai tomar na pleura", ou "pleura que pariu".

Catraca - Esse mecanismo giratório pode oferecer alguma resistência inicial, mas acaba permitindo nossa penetração; a maioria aceita que atravessemos em um único sentido; algumas condescendem acesso pelos dois lados... Mas, além de remeter a uma simbologia sexual óbvia, a palavra em si tem uma força quase ofensiva, que me parece perfeita para palavrões que funcionam como advérbios de intensidade... Algo como "é longe pra catraca".

Genuflexório - É um estrado de madeira onde os fiéis ajoelham-se para orar, porém remete-me a imagens bem menos sacras... É irônico, mas a palavra sempre me faz pensar em flexão da vagina... Posso até visualizar num folheto de educação sexual: "movimentos genuflexórios", com ilustração ao lado. Eu sei, não é GINOflexório, mas é parecido. O único inconveniente é que não atende a um pré-requisito básico dos palavrões: serem curtos, para que possamos gritá-los sem muito esforço intelectual. Talvez possamos usá-la, entretanto, para substituir palavrões compostos, como puta que pariu, por exemplo. Vejamos: pu-ta-que-pa-riu. Ge-nu-fle-xó-rio. Ambas tem cinco sílabas...

O quê? Não gostou? Então vai tomar na pleura!

Coisas sobre as quais uma dama não comenta

Nenhum comentário: