22.9.03

A Tabuletra informa: Peru Muda de Sexo e Surpreende a ONU

Nova Iorque urgente - Foi com perplexidade que a ONU reagiu à notícia de que a República do Peru mudou de sexo. O anúncio oficial foi feito pelo chanceler peruano em um breve discurso. Ao longo de quatro minutos, o diplomata procurou explicar para a assembléia geral o significado da mudança radical e reafirmar os compromissos internacionais do país. Ele ressaltou a importância da atitude frente à comunidade mundial: “Vamos enfim assumir a posição certa diante das outras nações: de frente, porque de cachorrinho já estávamos cansados”.

O Secretário-Geral das nações unidas se disse incrédulo. “Não estávamos esperando uma notícia dessas” declarou consternado. Quanto à situação do país como membro da ONU ele procurou ser cauteloso: “A princípio suas condições anatômicas não permitem que seja o membro de mais nada, mas teremos que analisar a situação com mais cuidado” declarou.

Na assembléia das nações o representante americano foi lacônico. “Ainda é cedo para comentar. Só podemos dizer que um acontecimento como este gera muitos desdobramentos”. Entretanto ele fez uma ressalva importante: “Paradoxalmente o aspecto menos afetado será o da prega-rainha. Essa o FMI já tinha desdobrado faz um tempão”.

Com a mudança o nome oficial do país passa a ser República da Ximbica e os cidadãos serão chamados xibius. As autoridades garantem que a população absorveu bem a notícia e durante a entrevista concedida após o pronunciamento procuraram passar uma imagem de normalidade para toda imprensa internacional. O Secretário Nacional de Turismo era um dos mais aplicados: “São novos tempos, mas a Ximbica continua acolhedora como sempre!” garantiu com entusiasmo e acrescentou: “Qualquer pessoa que vai à Ximbica adora e depois quer voltar. Os xibius são alegres, hospitaleiros e receptivos”. O vice-presidente da Ximbica, presente na ocasião, também se empenhou na propaganda da nova identidade nacional: “O presidente do Brasil, nosso vizinho, certa vez empregou a expressão ‘espetáculo do crescimento’. Pois peço licença a ele e faço um convite a todo mundo empresarial: levem seus negócios para crescer na Ximbica. Aí vocês verão o verdadeiro espetáculo!”.

Letra Morta

Nenhum comentário: