5.11.03

Minha família é espírita, espírita kardecista; e eles têm, todos eles, um outro tipo de superstição. É a crença em Inimigos.

Nunca vi um inimigo na vida; tenho no máximo gentinha que me xinga anonimamente. Nada que possa ser dignificado com o nome de inimigo... Mas os livros espíritas, em especial os romances espíritas, e a conversa dos meus parentes todos, estão cheios de Inimigos-de-Vidas-Passadas. Até peixeiros têm inimigos em romances espíritas!

Ah, é tremendamente romântico acreditar em Inimigos, eu queria acreditar também. Torna a vida um pouquinho mais parecida com um filme. Mas não consigo, nisso sou cético. Não acredito em inimigos - só acredito em pessoas levemente bestas, que durante algum tempo acham que nós é que somos bestas. Depois se esquecem de nós, porque além de bestas têm pouca concentração.

Alexandre Soares Silva

Nenhum comentário: