7.4.04

Belo e sua gangue

A busca do belo, bom e virtuoso é, meramente, uma fase da vida, mui necessária para que o gosto de alguém não se torne hediondo [exceção feita ao artista, cuja auto-censura (ou autocrítica) deve ser um poucochinho maior], e a pessoa possa se melhor entreter ou destruir.

Muita meda da gangue do belo. Tanto de quem aprecia o narcosinger, quanto dos profetas da beleza, étimo tão controverso... E não porque o carimbador maluco da beleza, em vez de aproveitar uma obra, vá se sobressaltar a cada imperfeição, mas devido às estéticas. Duh.

Ah, deus meu, as estéticas.. Desfaço-me de vários livros, folheio partes de cada antes, para certificar-me da correção de minhas decisões. Um dos muitos que jazem sobre a mesa de minha sala descupinizada tem já em sua página inicial os seguintes dizeres:

"O belo artístico é superior ao belo natural, por ser um produto do espírito que, superior à natureza, comunica esta superioridade aos seus produtos e, por conseguinte, à arte (...) Tudo quanto provém do espírito é superior ao que existe na natureza; a pior das idéias que perpasse pelo espírito de um homem é melhor e mais elevada do que a mais grandiosa produção da natureza..."

Não me expliquem, não quero explicações, doarei o livro pra não escutar. Prefiro não entender. Não me macem sobretudo.

Keywords: belo, sócrates, karametade, pau no cu da natureza do mal.

(...)

Ezequiel 25:17

Pior que escrever metrificado é a moda de encher o texto de citações e achar que os outros têm a obrigação de saber. O texto tem de ser bom, a pessoa conhecendo ou não a citação.

Quem só fala por citação é picareta, e esta é a razão por que T.S.Eliot não presta, e tampouco os Simpsons. Perdôo estes por serem desenho animado humorístico; aquele, porque é velho, de um tempo confuso, tinha talento, e escreveu sobre gatos.

Também perdôo os protestantes da vizinhança, que cantam sem parar, e só param pra tentar converter os pobres transeuntes, pois irão para o inferno das boas intenções.

Perdôo Dostoievsky, pois não creio que tenha dito aquela frase que lhe sempre atribuem. E perdôo também quem disser que "Se Deus é misericordioso, então vale tudo."

dies iræ

Nenhum comentário: