13.4.04

O churrasquinho pagão

Minha vizinhança surtou de vez. Só porque nós acendemos a churrasqueira na sexta-feira santa, o louquinho albino botou a cabeça na janela, sentiu o cheiro da linguiça no ar e comecou a gritar:

- Pagãos! Pagãos! Queima Jesus!

Por sorte deu uma garoada e ele voltou a se ocupar com a sua mania de espalhar baldes vazios pelo quintal. Esse homem sempre me fez questionar se foi a altitude ou o excesso de antenas deste bairro que danificaram suas idéias. Dessa vez, só não parei para fazer um sério estudo sobre a influência das antenas nos cérebros dos moradores da região porque, pela primeira vez em trinta nos, eu me senti uma completa ignorante por nunca ter questionado coisas muito mais importantes. Como, por exemplo, porque cargas d'água as pessoas não comem carne na semana santa.
Decidida a me aprofundar nessa questão, obtive as mais interessantes respostas...

- A gente come peixe na sexta pra poder comer chocolate no domingo, oras! Redução de calorias, amiga!
- Ah, nem me pergunte! Páscoa e carnaval são duas datas sem noção. Nem o dia certo do feriado a gente sabe, quanto mais porque é que não pode comer carne.
- É lobby da galera que vende bacalhau, Alê! Maracutaia do povo da Noruega. Pode acreditar que aí tem!
- Só sei que é pecado...
- Porque a pergunta? Você pode comer carne o ano todo. Um dia que é proíbido e você já está reclamando? Custa deixar de comer uma vez na vida? Você é do contra mesmo, hein?
- Não pode porque não pode. E pára de ligar aqui pra fazer pergunta difícil!
- Pecado. Mas no seu caso, um a mais, um a menos....
- Sabe que eu não sei, menina? Mas eu só como o que me dão, mesmo...
- Tem um lance de pecado, Judas, traição, ressurreição, multiplicação de peixes... sei lá! Por quê? Você não gosta de bacalhau?
- Porque eu não quero ir para o inferno.
- Porque é melhor assim...

Bom, eu ainda tenho a desculpa de dizer que não sei, porque não fui batizada, não tive educação religiosa e só sei uma ou outra passagem da bíblia graças à sessão da tarde. Mas, é impressão minha, ou a maior parte das pessoas não fazem a menor idéia do porquê não podem comer carne na sexta-feira santa? Bando de loucos... Fazem tudo sem pensar e ainda metem o bedelho no meu churrasquinho pagão.

***

Coelhinho 2005

- No ano que vem eu vou comprar salmão para o churrasquinho pagão. Chega desse negócio de comer carne em dia santo!
- O que foi que te deu? Nunca acreditou nessas coisas...
- Minha vida está esquisita há anos. Deve ser culpa dessa idéia maluca do churrasquinho pagão. Aposto que estou sendo punida em vida. Aposto!
- Pára de falar bobagem. O moço gordo, barbudo e de chicote na mão só existe na sua cabeça infantil.
- Que seja! Eu não como mais.
- E vai abrir mão da sua cadeira cativa no churrasquinho pagão? Você sabe que saiu não tem mais volta, né?
- Eu sei, eu sei... Mas eu vou. Só não quero comer carne vermelha. Um salmãozinho grelhado estará de bom tamanho.
- Já vi que na próxima páscoa os preparativos para o churrasco serão mais trabalhosos do que o normal.
- Por quê? Só por causa do meu salmão? Imagina!
- Não, não é só por isso. É que precisaremos comprar carne para o resto do pessoal, salmão pra você e carne de coelho pra mim.
- Carne de coelho?
- É... Decidi que além de comer carne na sexta-feira santa eu vou comer também o coelhinho da páscoa.

Licor de Marula com Flocos de Milho Açucarados

Um comentário:

Unknown disse...

Voce devia ler a Bíblia, pois tirando o comer carne, pq na biblia não diz nada disso, não é proibido. Agora salvação é tudo, pq se vc não conhecer Jesus e não aceitá-lo como salvador, irá queimar no inferno, então te dou um conselho, leia e conhecerás a verdade, pois estou preocupada com vc, que não conhece ainda Jesus. Beijos Patrícia