19.8.04

VERBETES DO DICIONÁRIO ALMIRÂNTICO - II

filisteu s.m. 1. Bíblia. pedófilo (E naqueles dias o filisteu Golias perdeu a cabeça por causa do pastor Davi, mais jovem e de menor estatura, in 1 Samuel, 17:49) 2. Filosofia. hipócrita por estar do lado oposto (O prenome desse filisteu a serviço das FARC ilustra, de per si, a majestade em que se arvora o coitadinho, in Por Que Me Ufano de Meu Nariz, de Olavo de Carvalho. O sobrenome desse filisteu imperialista já denota o material de que é feita aquela cabeça-dura, in Manifesto Economista, de Emir Sader) 3. Dramaturgia. filho consangüíneo (NOZINHO [chegando em casa e batendo em uma por uma das crianças]: Ai de mim, que meu destino é descontar em meus filhos naturais as ziquiziras do filho da puta do chefe da repartição! VALDETE [protegendo os gêmeos caçulas]: Pois nestes tu não bates, que eles não são filisteus!, in Os Sete Gatinhos Que Eram Só Cinco, de Nelson Rodrigues)

Ao Mirante, Nelson

Nenhum comentário: