12.10.04

VOCÊ SABIA?

Você se considera um cinemaníaco? Pois então teste seus conhecimentos sobre as versões originais de remakes famosos!

Por exemplo, você sabia...

* ... que a primeira versão do Homem Aranha, de 1945, foi feita com Mickey Rooney no papel de Homem Aranha e Judy Garland no de Mary Jane? E com direção de Otto Preminger? Na sequência de 1962, no entanto (dirigida por Sidney Lumet com grande realismo sórdido), Mickey Rooney já estava gordinho, e a cena dele pendurado de cabeça pra baixo, babando e errando pateticamente a boca de Judy Garland, fez com que a crítica Pauline Kael ficasse doente durante uma semana.

* ... que a primeira versão de Matrix (1917) era com Tom Mix? Durante uma das cenas em que Tom atirava dando cambalhotas no ar seu pênis ficou preso no arame, fazendo com que o ator tivesse que ser substituído por um índio navajo mascarado até o final do filme. Atenção para Mary Pickford no papel de Trinity e vários character actors bigodudos no papel de Agente Smith.

* ... que a primeira versão de A Fantástica Fábrica de Chocolates foi filmada em 1903 por Méliès? Charlie Chaplin chegou a escrever na sua autobiografia que cresceu “assustado com os movimentos estranhos e ar diabólico do Sr. Willie Wonka de Méliès”, e seus “ao mesmo tempo terríveis e líricos Oompa Loompas.” Não perca a cena em que Willie Wonka e Charlie Buckett sobem no elevador de vidro até baterem no olho da lua.

* ... que na versão da Atlântida de Cidade de Deus (1946), Wilson Grey dizia: "O senhor me desculpe, mas Dadinho uma carambola - meu nome é José Murtinho Zacarias Filho, ao seu dispor, meu camaradinha"?

* ... que a primeira versão de A Paixão de Cristo é de 1944 e trazia Peter Lorre no papel de Jesus Cristo e Humphrey Bogart no de Caifás? A escolha de Lorre para o papel, considerada infeliz na época (até a Liga de Ateus da California protestou na frente do cinema contra a escolha) fez com que o crítico Richard Deighton escrevesse: “O casting é tão revoltante que você sente que por mais que ele (Lorre) apanhe, não apanhou o suficiente”. Ainda mais bizarra foi a tentativa abortada de Victor Fleming em 1933 de fazer o filme com Shirley Temple no papel de Jesus Cristo (ainda é possível ver, em alguns lugares da internet, imagens raras de Shirley Temple de barbinha e crucificada). Não confundir com A Vida de Jesus Cristo (1962), remake com Frank Sinatra no papel de Jesus cantando "My kind of town, Jerusalem is" pouco antes de ser crucificado e espetado na barriga pelo Dean Martin (Frank diz: Cut that out, will ya, pops?)

(…)

No filme do Frank Sinatra como Jesus Cristo, Dean Martin, segurando um copo de uísque e completamente out of character (considerando-se que ele era São Pedro), pode ser visto olhando para a cruz e dizendo: "Uh, Frank, your wig is all screwed up".

Já no DVD pode-se apreciar cenas como Frank, crucificado, gritando com o diretor para acabar logo a filmagem: "Just shut the fuck up and keep shooting, pimple-face."

(…)


Marco Aurélio - Mas e o Sammy Davis Jr? CADÊ A COTA PARA NEGROS?

(…)

Sammy Davis queria fazer uma dancinha durante a crucificação. O diretor disse que não e Frank, lá na cruz, ficou bravo.

DIRETOR: But it makes no sense. I mean, he´s John. Mr. Sinatra, I don´t see any point...

FRANK: Now listen to me, pizza face. I don´t care if he´s Abe Lincoln or fucking Santa Claus, if the man wants to dance the freaking Candy Man dance, he´ll dance his freaking Candy Man dance, and that´s all there is to it.

DEAN: You show him, Junior.

FRANK: That´s right I´ll show him, Dino baby.

O diretor também reclamou que Dean Martin, que era São Pedro, ficava espetando a barriga de Jesus com uma lança.

DINO: Just trying to keep myself amused here, kiddo. Now relax and go find yourself a big colored rubber ball to play with, will you?

DIRETOR: But you´re Peter...

DINO: That´s right, I´m the merry Peter. And I´m denying Jesus, look.

(e espeta o Frank Sinatra na barriga de novo)

Alexandre Soares Silva

Nenhum comentário: