10.11.04

Máquina & Cheiro

Máquina.

Hoje minha avó resolveu mexer nas coisas guardadas dela.
Pra quem sabe o que são coisas guardadas de avó sabe que isso não é uma notícia muito boa, porque sempre resulta em choro de saudade, poeira, teia de aranha, história de como você era boazinha quando pequena e agora é uma peste e outras mais.
Resolveu pegar o livro de quando ela era Filha de Maria lá na Comunidade São Judas em São Paulo e foi folheando e vendo todos os santinhos, todas as lembrancinhas de primeira comunhão da família toda, a mais nova acho que era de 1960.
O primeiro cachinho de cabelo do primeiro filho, amarrado numa fitinha, o umbigo dos 5 , todos guardados numa caixinha de metal e o primeiro dente deles.
A primeira cartinha da filhinha: " Mamaezinha querida, perdoe meus pecados porque passei o mes todo rezando". Sei, no mínimo ia levar uma surra!
E as lembranças vieram com cada papelzinho, fotografia, bonequinha, até chegar numa nota fiscal.
- Olha vó, a nota fiscal da sua máquina de lavar, que meu vô te comprou em 1983! Comprou a vista hein? Que chique!!
- Como assim máquina de lavar? Teu avô nunca comprou máquina de lavar pra mim aqui em Pinda, a minha eu trouxe de São Paulo.
- Ah vó claro que comprou, olha aqui a notinha!
- Não comprou, eu não sou louca!!
- Ah, deve ser entao o presente de casamento do Alexandre!
- Foi geladeira, não foi máquina!
Tentamos resgatar todas as possibilidades e realmente não lembramos de nada, até fiz um teste com ela e ela lembrou de cada geladeira e cada fogão, não haveria de esquecer da máquina. Abafei o caso, mudei de assunto, mas a notinha era de máquina de lavar brastemp, comprada pelo meu avô.
Fechamos tudo e fomos pra sala, eu achando que ela tinha esquecido, quando meu pai apareceu na frente dela ela já começou gritar:
- Pra quem o filho da puta do seu pai comprou uma maquina de lavar, e a vista ainda por cima, pra mim era tudo a prazo, bando de sem vergonha!
- Que máquina??? Ué, deve ser pra senhora!!
E voou um copo pra cima do meu pai:
- Filha da puta voce acobertava as semvergonhisse do seu pai, no minimo foi pra alguma puta, ta vendo como a gente descobre as coisas?
- Ah Vó, se fosse escondido nao estaria a notinha no meio das coisas!
- Mas homem é tudo burro, não sabe nem fazer as coisas escondidos!
E foi o prato pro chão.
- Ou você me diz pra quem foi essa máquina ou eu não como nunca mais!
- Mãe, eu nem morava aqui!!!! Fazem 21 anos!!!!!
- Sem vergonha, pilantra, pensa que eu me esqueço das coisas é?
E assim passou o dia, xingando meu avô, tentando lembrar pra que puta ele teria dado a máquina Brastemp antes de morrer. E lá se foi todas as boas lembranças anteriores do livrinho de batizado.
- Mas eu acerto as contas com ele, deixa eu morrer que ele vai ver só, porque dessa eu não vou me esquecer.

---

Cheiro

Hoje vieram dois técnicos da telefônica arrumar meu speedy, tava um calor insuportável e meu quarto ficou com um cheiro danado de homem trabalhador. Quando eles foram embora, tratei de fechar a porta e a janela, que é pra ver se o cheiro permanece por mais uns 4 dias.

Fata em Casos & Acasos

Nenhum comentário: