19.12.02

Quem diria? Vou virar "autor desconhecido".
Nem meu sexo vão saber.
Custa pôr "autora desconhecida"?


O primeiro blog a gente nunca esquece e as minhas primeiras observações nunca me saem da cabeça. Quando eu conheci a ferramenta, pensei: isso vai dar merda. É sensacional, mas vai dar merda. Muita gente lendo muitos blogs, pensamentos repetidos, registros, provas, gente achando que tem idéias originais mas que são resultados das leituras dos blogs vizinhos e por aí vai. Dito, escrito e copiado!

Canso de ver blogs com copy-paste de conceitos, idéias ou posts na integra. Eu acho ótimo! Sou completamente a favor deste escancaro de liberdade que é a internet. Quer copiar, copia e fim de papo, mas não assine embaixo dizendo que é seu, por favor.
Meu pai me ensinou uma valiosa lição que diz que respeito é bom e conserva os dentes. Infelizmente eu não sei bater, mas acabei aprendendo a respeitar as pessoas como medida de prevenção dentária.

Por obra do acaso, hoje em dia eu tenho uma editora. Descobri com ela que uma das coisas menos respeitadas neste país é direito autoral. Vários são os casos de autores que nunca viram a cor dos seus dez por cento sobre o valor de capa de um livro. Muitos acabam se dando por satisfeitos quando pegam a sua obra nas mãos e a colocam na estante de casa. Compreendo os dois lados, mas não concordo. A parte comercial precisa ser clara e respeitada em todas as suas etapas, senão não funciona.
Quando você compra um livro, além de valorizar o trabalho de um escritor você contribui para a sobrevivência de editoras, livrarias, distribuidores, transportadoras, gráficas, diagramadores, ilustradores, revisores entre outros profissionais envolvidos no processo, mas principalmente existe uma contribuição para a identidade cultural do país.

Em um blog, o exercício da escrita é pessoal, não remunerado e pode se tornar público. Gostar de alguém ou do texto de um escritor de blog pode ser tão comum quanto gostar de escritores já consagrados como Luís Fernando Veríssimo, Mário Prata, Paulo Coelho, etc. (exemplos aleatórios). Sendo assim, é natural que outros blogs comentem, adicionem links, mandem e-mails. Isto é ótimo e todos agradecem. Não gostou? Quer falar mal? Fale. É a vida e é a internet. Na pior das hipóteses, é só deletar e está tudo certo. Tudo é perdoável, inclusive a cópia sem crédito. Mas eu, particularmente, teria vergonha de assinar e responder aos comentários de coisas furtadas de outros blogs. A atitude me cheiraria a falha de caráter e eu acabaria sendo sufocada pelo meu próprio odor.

Isto tudo me faz continuar pensando nas minhas primeiras impressões do instrumento blog e é impossível não levantar algumas questões: Quem vai reconhecer o trabalho de tantas destas criaturas incríveis que andam preenchendo nossos dias com seus posts bem escritos, com as descrições de suas vidas e cotidiano, com seus personagens virtuais e suas idéias inovadoras? Quem? Será que estamos todos condenados a um futuro de autores desconhecidos?

Não deixa isto acontecer não. Você pode mudar a vida de muita gente quando faz apresentações. É como viver uma nova amizade. Nos empolgamos com o novo amigo e queremos apresentá-lo para todos os nossos amigos antigos. Faça isto com as coisas que lê por aqui. Apresente o autor. É saudável, ético e eu posso publicá-lo um dia. Será um prazer para ele, para você, para mim, para o país e para o futuro.

copiado descaradamente da Ale em AMARULA COM SUCRILHOS

Nenhum comentário: