26.5.03

Ana Cristina Cesar é uma das minhas poetas favoritas. Leio A.C. desde os 15 anos, idade talvez tenra demais para compreender sua poesia. Mas compreender continua sendo a questão, 15 anos depois de meu amigo Andrei chegar com "A Teus Pés" na Escola Técnica Federal de Pelotas. Isso foi em 1988, fazia apenas cinco anos que ela tinha se suicidado. Era uma experiência aterradora ler esses poemas da jovem poeta morta. Eles tinham um efeito quase místico sobre mim, que comecei a escrever coisas como

valsa

duas lentes de contato
boiam no hydrocare
ao som de água correndo na pia

e (pior) achava isso o máximo. Escrevia e tinha vontade de sair correndo, só de loucura. Pela primeira vez a literatura me deixou física e psicologicamente descontrol. E foi aí que mudou a minha temática. Em vez de escrever sobre qualquer dor de corno que estivesse sofrendo -- e, naquela época, as dores e os cornos eram múltiplos -- eu anotava os discretos movimentos das lentes de contato imersas em soluções limpadoras. Que virada!

(segue...)

ouça confissões inconfessáveis e Tome uma Xícara de Chá

Nenhum comentário: