7.10.03

Alguém já te disse isso?
Quando algo de muito bom lhe acontece, quando você tem sucesso ou sorte,quando você consegue tirar férias e viaja para um lugar paradisíaco, quando você encontra o amor da sua vida antes de suas amigas......
A sua felicidade é tanta que não cabe dentro de sí e aí você precisa contar para alguém ou para todo mundo, mas você corre direto para o seu melhor amigo, ai ele te responde : "Poxa, que legal! Estou feliz por você! Que inveja! Mas é uma inveja branca, boa!"
Pode soar um pouco estranho, mas está aí uma palavra que falta no nosso vocabulário, ou se existe, eu ainda não conheço. Uma palavra para traduzir um sentimento de felicidade pelo próximo mas ao mesmo tempo uma vontade de que aquilo tivesse acontecido com você também.

A inveja má (ou somente inveja) sempre vem acompanhada de um comentário maldoso ou uma cara de dúvida sobre aquilo que você acabou de contar.

Ontem mesmo eu deixei um comentário para a Claudinha sobre quando ela diz que consegue conversar em holandês, fazer piadas e comprar a passagem para o Brasil, sozinha, sem ajuda, sem apelar para o Inglês. Eu disse que a invejei. Mas é uma inveja de admiração, por ver que ela não tem medo de errar, não tem medo de tentar o "pouco" do holandês que ela sabe (o que já significou muito) e sair da agência vitoriosa.
Isso me fez pensar também no meu desempenho quando aos estudos. Tudo bem, reconheço que não sou assim a esforçada, não tenho muita paciência para estudar em casa e peco falando português com o marido e inglês no trabalho. Mas me considero uma aluna boa. Apesar de eu perder todos os dias 1 hora de aula, por causa do trabalho, sempre tiro notas boas nas provas, entendo a matéria sem muita dificuldade e escrevo melhor do que falo (hehehe). No fundo acho que tudo seria mais fácil se os belgas resolvessem se esforçar também para falarem a língua correta, sem dialeto. Isso me deixaria tão admirada quanto eles ficam vendo o meu esforço em tentar aprender a língua deles.

Mas nesse verão passado eu tive a inveja ruim também. E tive muita! Que horror!! - Tive inveja das pessoas que passavam o dia tomando sorvete, se espremendo nas mesas do restaurante onde eu trabalho, sem ter que pensar no depois, rindo, curtindo aqueles dias de sol maravilhosos enquanto eu passava na rua, vendo todo esse cenário de felicidade-gringa-no-verão, indo para o trabalho. Teve dias que eu sentia vontade de jogar uma bomba neles ou de gritar que eles são todos um bando de falsos simpáticos, hipócritas e babacas. Mas essa raiva era da lembrança dos meus finais de semana nas praias paulista. Do nosso verão. Da nossa felicidade e simpatia natural e depois dessas lembranças, voltar a realidade era difícil. Passado a raiva eu reconhecia o meu egoísmo e me sentia mal.

Será que, quando a gente sente algo ruim (como a inveja) e depois reconhecemos o erro, conseguimos tirar das nossas costas a carga negativa da culpa por ter desejado algo ruim, mesmo que tenha sido somente num momento de estress ou raiva ?

Mas essa tal de inveja branca é algo que vem sendo usado com frequência por todo mundo. Querem exemplos? A Gabriela disse que inveja pelo meu piercing na língua pois ela morre de vontade de ter e nunca teve coragem de fazer. A Andrea uma vez disse que tem inveja de mim e da Sam por morarmos com nossos amores e pertinho do amor dela, e ela está lá longe. Eu e a Sam morremos de inveja de uma cubana, numa festa latina, que dançando maravilhosamente bem, linda, absoluta, o salão parou.
Eu invejo uma amiga bem sucedida profissionalmente e ela me inveja por ter um amor verdadeiro. Torcemos uma pela outra para que consigamos alcançar a outra parte que falta. E vibramos pelas vitórias uma da outra, ajudamos nos momentos de dúvida, cantamos os momentos felizes mesmo que seja só de uma parte.

E no final o que nós queremos é que todos sejam felizes e tenham coragem de fazer aquilo que nos fazem felizes. Seja um piercing, seja encontrar um amor, seja morar em outro país, seja ir no show da banda preferida ou chupar sorvete num domingo de verão sem se preocupar com as contas do próximo mês.

Por Débora Melissa, NoFreezer

Nenhum comentário: