2.8.04

Oh Danny Boy!

Os navios negreiros eram assim chamados porque vinham cheios de escravos irlandeses que desembarcavam em Salvador. A presença dos escravos católicos e bêbados vestidos de verde pode ser provada pelos nomes das cidades baianas, como Connemara e Knockcroghery.
-Mas por que negreiros?
-Hein?
-Se os escravos eram irlandeses, por que os navios eram negreiros?
Temo que a resposta esteja em “Casa Grande e Senzala”, o clássico de Oscar Wilde sobre a vida dos irlandeses nas casas de fazenda dos barões do café witty and gay. As ilustrações de Aubrey Beardsley, esse Debret caboclinho, mostram os escravos irlandeses dançando jigas em torno do fogo, lutando capoeira e lendo “Ulisses” enquanto amassam mandioca num pilão.
-“Temo” por quê?
Porque não li o livro. (toma um gole da half pint) Os pais de Oscar Wilde eram escravos, não sei se você sabia. Aliás ele também foi criado como escravo, na casa do Ruy Barbosa. Coitadinho, ele gostava muito de escrever peças, mas quando o Ruy Barbosa descobriu mandou cortar as mãos dele. Daí Oscar Wilde passou a escrever colocando a pena entre os dentes. Foi assim que ele escreveu “Lady Bucicleide’s Fan”. Daí Ruy Barbosa mandou arrancar os dentes dele, e Oscar colocou a pena entre as gengivas e escreveu “A Importância de Ser Lucimar”. Um espírito indômito, esse Oscar Wilde.
-Fascinante, fale mais.
Sabe por que Ruy Barbosa era chamado de “A Águia de Haia”? Ele sofria de uma doença rara e todo o seu corpo era coberto de penas. No lugar da boca, tinha um bico. Apesar disso falava muito bem, várias línguas, todas elas com um sotaque baianinho que fazia os diplomatas estrangeiros sorrirem de ternura. Caceteava as pessoas com sua retórica erudita de baiano metido e, quando elas estavam dormindo, roubava os relógios de bolso deles. Um portento, esse Ruy Barbosa. Sabe como ele morreu?
-Não.
Ele morreu durante a primeira insurreição dos escravos irlandeses, liderados por um escravo chamado Zumbi de Kilkanney. Cercaram a casa do Ruy Barbosa e puseram fogo. Ruy Barbosa ainda tentou sair voando pela chaminé, mas ficou entalado e morreu lá mesmo esturricado. Dizem que comeram o Ruy Barbosa com batatas.
-Não!
Sim. Em memória dele compuseram “Oh Danny Boy (the pipes, the pipes are calling)”, esse clássico do axé. Oh, é fascinante, a História do Brasil. Mas sem a contribuição das índias de tetas caídas e das irlandesas banguelas nossas mulheres não seriam metade do que são. Já ouviu falar na expressão “cadinho de raças”?
-Não.
Nem eu, graças a Deus. Oh, você paga desta vez, está bem? Tenho que ir, the missus me espera com os três volumes da Ditadura Encalacrada pra bater no cocoruto deste seu criado. Adeus, adeus, não te esqueças de mim... (tomba inconsciente do banquinho)

Alexandre Soares Silva

Nenhum comentário: