27.4.05

Dicas práticas para quem usa elevador

Por mais que pareça o contrário, o elevador é um complexo meio de transporte.
Alguns pensam que é só apertar ou um botão e tudo se resolve. Não, não, não.
Muitos de nós, todos os dias, presenciamos cenas patéticas envolvendo elevadores; outros tantos, é claro, são os que as cometem.
Assim, as dicas abaixo são para aqueles que ainda estão em fase de aprendizado quanto ao uso dessa coisa complicadíssima.
Apertar o Botão Várias Vezes
É difícil convencer panacas, mas entendam que NÃO ADIANTA NADA APERTAR O BOTÃO VÁRIAS VEZES. Isso não acelera o elevador. Não passa de boato a história de haver um dispositivo de aceleração que é acionado quando se aperta o botão 300 vezes em um segundo, tal o antigo jogo de fliperama “Decathlon”. O mesmo se aplica quanto aos botões internos do elevador.
Física I: Entrar e Sair
Por mais que você queira entrar, É PRECISO ANTES DE TUDO ESPERAR QUEM VAI SAIR. Só depois disso você entra. Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo, e é claro que essa lei vale para o corpo humano.
Física II: Posicionamento Interno
Suponhamos um edifício de 20 andares e você descerá no 19. É de bom tom, e de razoável inteligência, tentar se posicionar NO FUNDO do elevador. Salvo quando isso é realmente impossível, dada a lotação, é um tremendo atestado de imbecilidade a pessoa que vai descer nos últimos andares permanecer pertinho da porta. O mesmo vale para quem vai descer nos primeiros andares: nada de ficar lá no fundão e depois falar “cençaqueuvôdescê”.
Botões “Sobe” e “Desce”
Alguns elevadores são dotados de dois botões nos andares. Pouca gente sabe usar esse dispositivo, embora bem simples. Você vai descer? Aperte o botão para descer. Você vai subir? Aperte o outro. Se o elevador está no quarto andar, você no oitavo, e você pretende ir para o térreo, NÃO É PARA APERTAR PARA SUBIR, só porque o elevador está em andar inferior. Sim, ele vai “subir” até você, mas VOCÊ VAI DESCER, então aperte o botão para descer.
Câmeras Filmadoras
Com o “boom” de filmadoras instaladas em elevadores, os agentes de segurança se decepcionaram com os flagrantes. Em vez de apanhar ávidos casais, simplesmente observam pessoas espremendo cravos e espinhas, ou então fazendo caretas olhando para o espelho. Não passe esse tipo de vergonha!
Mantenha a Noção nos Papos
Qualquer que seja o assunto, é de péssimo tom mantê-lo no elevador. Por se tratar de um ambiente fechado, no qual geralmente pessoas se apertam, o ideal é TENTAR FECHAR A MATRAQUINHA POR PELO MENOS ALGUNS MINUTOS, evitando-se a poluição sonora. Assuntos de extrema urgência, obviamente, são exceção à regra. De todo modo, alguns outros temas podem muito bem esperar um pouco, dos quais são exemplos: hemorróidas, diarréia, vômitos etc.
Evitando “Papos Clássicos de Elevador”
Quando o elevador não está muito cheio, algumas pessoas infelizmente partem para os chamados “papos de elevador”. Em vez de demonstrar simpatia, isso faz com que o interlocutor, em geral, ganhe úlceras de tanta raiva. Vamos evitar esse tipo de coisa! Chega de “falsa simpatia”! Exemplos de assuntinhos que causam raiva:
- Observações climáticas;
- Comentários futebolísticos;
- Anedotas em geral.
Evite Assuntos Longos
Caso você seja o tipo de pessoa que não se emenda, pelo menos evite assuntos muito longos. O tempo que se passa num elevador, salvo quando ele quebra, é muito inferior ao levado em uma viagem de ônibus de São Paulo a Mossoró. Assim, uma história muito longa não deve ser iniciada, porque o interlocutor obviamente vai ficar curiosos, e não haverá temo hábil para nem mesmo passar da introdução.
Flatulência
Não peide no elevador. Por mais que você tenha incontinência gasosa, por mais que sua barriga dê aquela pontada forte, por mais que seu sistema digestivo clame pela liberação de gases, NÃO SOLTE ROJÃO NO ELEVADOR! E a norma não vale apenas para elevadores lotados. Segundo análises do dia-a-dia, um peido do brabo, mesmo em elevador vazio, continua ativo por umas três horas. Há casos e casos de gente que pega o elevador fedido, e, mesmo não sendo autor do traque, ainda por cima é olhado com ódio pelos que entram depois. Estuda-se a implantação de Pena de Morte nesses casos (e também para quem segura a porta).
Assovio: Nem Sabendo É Legal
Não é todo mundo que sabe assoviar. Algumas pessoas emitem sons completamente desafinados, que prendem a atenção dos ouvintes não pela qualidade, mas pelo desafio de se descobrir que raio de música é aquela. O assovio, no elevador, é uma coisa chata até para quem sabe fazer. Imagine então quando alguém da “turma do chiado” resolve expor sua falta de musicalidade.
Saiba Usar a Escada
Uma forma de se demonstrar sabedoria, quanto ao uso do elevador, é exatamente NÃO USÁ-LO em algumas ocasiões. Você vai descer um, dois ou talvez três andares? Use a escada! Vai subir um andar, ou quem sabe dois? Use a escada também, caraca! Corre à boca-pequena que Deus castiga com tromboses agudas, além de outras mazelas, aqueles que usam o elevador para percursos ridículos.

Dicas do Gravataí Merengue

Nenhum comentário: